domingo, 15 de julho de 2012

Alimentos coloridos! Porque?

 



Quanto maior a diversidade de cores no prato, maior será a quantidade de nutrientes importantes que iremos ingerir. Além de termos um prato bonito e atrativo, um prato diversificado pode por exemplo reduzir a incidência de câncer. Para entendermos melhor:  os alimentos são coloridos porque possuem pigmentos ou seja, as cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos.

Esses pigmentos dos vegetais e frutas protegem nossas células do corpo contra a ação dos radicais livres, fortalecem o sistema de defesa, previnem as doenças cardiovasculares, favorecem o funcionamento normal da flora intestinal. Exemplo: Alimentos de cor vermelha, como morango ou o tomate, contém o pigmento vermelho, chamado licopeno que é considerado um antioxidante natural, que tem a função de proteger o organismo de substâncias químicas agressivas às células, capaz de prevenir o câncer.


 

Veja a seguir o que está por trás das cores dos alimentos e saiba os seus benefícios:


 

Branco = Fortalecimento

Exemplo:  banana, couve-flor, batata, leite, feijão branco. Como são fontes de cálcio e potássio, contribuem para  a manutenção dos ossos, favorecem a regulação dos batimentos cardíacos e para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.


 

Verde = Limpeza do organismo

Exemplo: abobrinha, alface, repolho, brócolis, abacate, kiwi. Esse pigmento está presente na clorofila, um importante energético celular. Desintoxica as células, inibe os radicais livres, protege o cabelo e a pele.


 

Marrom = Regulador do intestino

Exemplo: aveia, soja, trigo, lentilha, nozes, arroz integral. Como são ricos em fibras, favorecem o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre. Também auxiliam na ansiedade, depressão, tem efeito antioxidante e vasodilatador.


 

Amarelo ou Laranja = Reforço das defesas

Exemplo: mamão, laranja, cenoura, abóbora, milho. São ricos em betacaroteno e possuem muita vitamina C, participam da ação do colágeno e tem ação antioxidante que agem contra os radicais livres.


 

Vermelho = Força

Exemplo: morango, tomate, pimentão vermelho, melancia, goiaba. São indicados contra o cansaço e a depressão. A cor vermelha, proveniente do licopeno aparece associado a vitamina C, formando uma dupla com efeito antioxidante. Dentre seus benefícios, preveni o câncer e auxilia no tratamento do estresse.


 

Preto ou roxo = Retardam o envelhecimento e cuidam do coração

Exemplo: uva, jabuticaba, ameixa, repolho-roxo, alcachofra. Contém antocianina, pigmento ligado a vitamina B1. Os alimentos destas cores retardam o envelhecimento, auxiliam o sistema nervoso, favorecem a circulação e protegem o coração. Também contêm boa quantidade de ferro.


 

Uma dieta colorida tem mais chances de ser mais saudável!!!

 

Fonte: http://vanessaborelli.blogspot.com.br/2012/06/alimentacao-colorida.html