sexta-feira, 29 de junho de 2012

Tudo sobre fondue

 


O inverno sugere Fondue, sendo um momento de lazer e descontração entre amigos e familiares. É um tipo de refeição a ser degustada com calma numa mesa bem preparada. A mesa da fondue se origina de um costume antigo da Suiça que se propagou no mundo quando um restaurante de Nova York passou a servi-lo como sobremesa.

Fondue significa fundido e os aparelhos para fondue inclui a base com réchaud, fogareiro e panela. Há vários tipos de aparelhos, uns mais simples e outros bastante completos com panelas de variados materiais, que é fator determinante para a qualidade de uma boa fondue. Podendo ser degustada de várias formas, essa deliciosa refeição propicia a criação de diversas receitas.
A mesa de fondue, por ser uma reunião descontraída, sugere toalha de algodão, cestos de vime, travessas e pratos de porcelana. Deve ser funcional e permitir que os participantes alcancem tudo sem se levantar, sem muitos itens decorativos que possam obstruir o visual da mesa e causar algum acidente. Para cada convidado deve ser disponibilizado dois garfinhos especiais para fondue, um prato para cada tipo de fondue e guardanapos.


 


A Fondue de chocolate não deve permanecer muito aquecida depois de derretido o chocolate e a panela pode ser mantida apenas sobre uma pequena vela. O acompanhamento é de frutas picadas em cubos que devem estar secas, com auxilio de um guardanapo antes de mergulhar no chocolate. Depois pode-se passar sobre coco ralado, farinha de biscoitos ou chocolate granulado etc. Também pode ser acompanhado de biscoitos. Há outras variações para o Fondue doce, como o Fondue de Caramelo ou de Marshmallow.

 


Molho de Beterraba cozida e processado com maionese, cebola, alho, vinagre, sal e pimenta - Molho de Peito de Peru processado com requeijão cremoso, maionese, creme de leite, sal e pimenta - Molho com Azeitonas processado com maionese - Molho de tomates secos processado com maionese - Molho Agridoce processado com passas e requeijão ou maionese - Molho Vermelho processado com catchup, molho inglês e maionese - Molho de Maionese com cebolinha e salsa picados com mostarda - Molho de pacote Sopa de Cebola com creme de leite e limão.


Existem diversas opções de molhos caseiros processados:

 


A Fondue na Pedra, também chamada de Piarrade, é uma pedra vulcânica, que pode ser um mármore muito aquecido, sobre a qual são colocados fatias de carne. As carnes podem ser o filet mignon, frango, camarão. Acompanha pão, molhos e legumes aferventados. Na pedra também é possível colocar alguns legumes para mantê-los quentes. É o tipo servido em qualquer época do ano.
A Raclette é uma opção menos conhecida. O nome vem de racler que, em francês, significa "raspar". Originalmente se aproximava uma peça de queijo ao fogo e o raspava sobre o pão; hoje consiste em espetar um pedaço de queijo na ponta do garfo e aproximá-lo do fogo. Quando o queijo derrete, coloca-se sobre o pão ou torrada. Também pode ser colocado sobre recipientes de metal e colocados sobre a pedra aquecida. Existem aparelhos próprios para a raclette.


 



A placa difusora de calor uniformiza a chama do fogareiro garantindo que toda a panela permaneça na temperatura ideal para o cozimento. O difusor é imprescindível em panelas de vidro, já que o material é sensível ao calor excessivo e normalmente a chama fica no centro do fundo da panela, podendo provocar a quebra da peça.

O difusor deve ficar posicionado sobre o réchaud, abaixo da panela. Em geral, a chama é pequena e azul, difícil de ser visualizada. Como o álcool gel queima apenas na superfície, pode apagar repentinamente, exigindo reacendimento.
Os queimadores, que normalmente ficam na base, logo abaixo da panela, são importantes para a confecção e para manter a temperatura ideal da fondue.


A panela de vidro é muito resistente, mas exige cuidado com variações bruscas de temperatura e no manuseio. É um dos melhores materiais para fondue de chocolate, queijo e também pode ser usada para fondue de carne. A panela esmaltada é apropriada para qualquer tipo de founde.

A panela inox, por ser um material que facilita muito a condução de calor, é ideal para fondue de carne, tanto o oriental quanto o borguignone. No entanto, com difusor de calor e com chama baixa no fogareiro, pode ser usada na fondue de queijo e chocolate.

A panela de cerâmica deve ser utilizada somente para fondues de queijo e chocolate, não sendo indicada para fondue de carne. A panela de ferro é menos usual nos aparelhos de fondue e deve ser usada apenas na fondue de queijo.


 

Os antigos queimadores a álcool líquido possuem uma lã de vidro em seu interior e podem ser somente usados com álcool líquido, não podem usar álcool em gel na espiriteira.

O tipo de álcool a ser utilizado deve estar a, no mínimo 80º INPM. Os álcoois encontrados em supermercados têm sua diluição em torno de 50º INPM. Uma graduação muito baixa indica baixa capacidade de combustão, o que atrapalha a confecção da fondue. Nunca lave internamente o fogareiro de álcool líquido, pois a umidade inutilizará a lã de vidro.


Também chamados de espiriteiras, são encontrados em dois tipos: queimador a álcool gel e a álcool líquido. As espiriteiras de álcool gel são mais modernas e são as que estão sendo encontradas à venda atualmente. Para o álcool gel também é interessante notar a graduação INPM. A marca indicada é a Ecoflame.

O reservatório do queimador possui cerca de 10cm de diâmetro e 2cm de altura, é oca e a quantidade recomendada garante a manutenção da chama por aproximadamente 2 horas em chama baixa. Nunca coloque álcool líquido neste recipiente.
Fonte:http://gestaodenegocioseeventos.blogspot.com.br/2011/04/fondue.html
Receitas:
 Molhos para fondue de carne
Molho de Alho

Ingredientes:

... Quanto baste de Azeite de oliva
6 dentes de alho picados
1 unidade de gema de ovo
Suco de um limão
Sal a gosto
Pimenta do Reino a gosto

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador

_______________________________________________
Molho Quatro Queijos

Ingredientes:

1 copo de requeijão cremoso
1 lata de creme de leite
2 colheres de sopa de parmesão ralado
2 colheres sopa de provolone ralado
1 colher de sopa de gorgonzola ralado

Modo de Preparo:
Leve todos os ingredientes ao fogo brando e mexa até os queijos se incorporarem completamente.
________________________________________________
Molho Tártaro Especial

Ingredientes:

200 ml de azeite
2 unidades de gema de ovo
Cebolinha verde picada a gosto
Sal a gosto
Quanto baste de cebola picada

Modo de Preparo:
No liquidificador coloque metade do azeite e o restante dos ingredientes.
Comece a bater e vá acrescentando o restante do azeite em fio.
________________________________________________
Molho de Cebola

Ingredientes:

1/2 pacote de sopa de cebola
2 xícaras de creme de leite fresco ou enlatado
1 colher de suco de limão

Modo de Preparo:
Se for usar creme de leite fresco, primeiro bata até engrossar levemente e só então misture o suco de limão e o restante dos ingredientes.
________________________________________________
Molho Rose

2 colheres de sopa de catchup
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de limão
Molho inglês a gosto
200g de maionese

Modo de Preparo

Em um recipiente, misture todos os ingredientes. Bata manualmente até tomar consistência homogênea.

Dica: Se quiser, substitua o molho inglês por molho de soja (shoyu), dá um toque especial. Outra dica é acrescentar uma colher d equeijo parmesão ralado... Fica muito bom.
________________________________________________

Molho Aioli

Ingredientes:

1 xícara de maionese
3 dentes de alho

Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador
 Fondue de chocolate

Ingredientes

.1 embalagem de pudim de chocolate
.2 e 1/2 xícara (chá) de leite
... .200g de chocolate ao leite picado
.1 lata de creme de leite sem soro
.frutas a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, dissolva o pó para pudim no leite. Leve ao fogo e mexa sem parar até engrossar. Desligue o fogo, junte o chocolate e mexa sem parar até derreter completamente. Misture o creme de leite e transfira para uma panela de fondue. Sirva com as frutas da sua preferência.

Dica:
você pode servir o fondue com pedaços de pão-de-ló e biscoitos.
Fondue de queijo

Ingredientes:

.200 g de queijo mussarela
.200 g de queijo prato
... .200 g de queijo minas
.1 pedaço pequeno de queijo gorgonzola
.1 copo de vinho branco
.1 dente de alho
.1 caixa de creme de leite

Modo de fazer:

Pique os queijos e os coloque em uma panela comum
Coloque o vinho e misture constantemente no fogo baixo até dissolver todo o queijo
Coloque o creme de leite
Faça um corte transversal no alho e esfregue na panelinha do aparelho de fondue
Coloque o fondue na panelinha
Servir quente


A Fondue de carne exige um pouco de paciência para esperar a carne fritar ou cozinhar por alguns minutos. A carne pode ser de boi, cordeiro ou de aves desde que seja de textura delicada e sem gordura aparente. O filé mignon é o mais indicado pela maciez, cortado em cubos ou tiras.

É deselegante colocar mais de um cubo de carne em cada garfo, por esse motivo é imprescindível disponibilizar 2 garfos para cada pessoa. Acompanha pequenas tigelas com pepino em conserva, azeitonas, mini cenouras, tiras de pimentão, pedaços de talo de salsão; e pelo menos quatro molhos diferentes.


A Fondue Mineirinha consiste em juntar cream cheese com goiabada picada, iogurte e licor de cassis, colocando no réchaud, mantem a chama baixa até se tornar homogênea. Acompanha com queijo minas, frutas da estação e frutas secas.


A Fondue de queijo dispensa molhos. O principal acompanhamento é o pão tipo torrado para facilitar no momento de passar no queijo derretido. Um pão muito mole corre o risco de sair do garfo e ficar na panela. O ideal é utilizar pães como o francês, baguete ou ciabatta.

Também pode servir florzinhas de brócolis e couve-flor, cenoura e batata em cubos, previamente aferventados, mas não muito cozidos para evitar que se partam no momento de mergulhar na fondue. Os queijos mais apropriados para fondue são Gruyère, Estepe ou Emmental, Contè ou Fontina.




Outras idéias



Fonte das imagens: http://weshareideas.com.br/fondue-criativo/


Strip Dance

Tem coragem ?



Juntar exercícios aeróbicos com a dança sexy do strip-tease virou mania em várias academias de São Paulo e do Rio de Janeiro. Além de você queimar 400 calorias em uma hora, gato nenhum resiste a um show exclusivo de strip dance. No livro Sexo para Mulheres Casadas (Editora Original), a expert Fátima Moura ensina a coreografia.Confira algumas dicas e capriche:

1. Comece andando para a frente e para trás no ritmo da música, rebole os quadris. Pare de lado com as mãos na cintura.

2. Vire-se de frente, empine o bumbum e faça movimentos sinuosos enquanto desliza as mãos pelas pernas, descendo e subindo os quadris, sem chegar ao chão.

3. Junte mais as pernas e, com o tronco inclinado para a frente, dance alternando o peso do corpo entre uma perna e outra.

4. Vire-se de lado, segure o cabelo e continue a mexer os quadris, alternando os passos para a frente e para trás.

5. De costas, mãos na cintura, desça até o chão três vezes dobrando os joelhos e balançando no ritmo.

6. Fique de pé, levante um braço e depois o outro devagar. Vire-se para a frente e continue no embalo do som.

7. Puxe uma cadeira, apóie as mãos no encosto e suba e desça, empinando o bumbum.

8. Vire-se de costas e, com uma das mãos na cadeira e a outra na cintura, continue a dançar.

9. Volte para a frente, passe a perna por cima da cadeira e apóie-a no chão. Coloque de novo as mãos no encosto e faça movimentos de subida e descida.

10. Sente-se na cadeira e tire a ponta dos pés do chão, abrindo e fechando as pernas, insinuando-se para seu espectador. Finalize com as mãos sobre os joelhos e as pernas abertas. Se quiser aproveitar o embalo e livrar-se das roupas...

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/amor-sexo/reportagem/esquente-o-clima/como-fazer-strip-dance-parceiro-650405.shtml

Bolo de Nozes

Duas maravilhas juntas: chocolate e nozes!
 Difícil vai ser resistir a comer mais de um pedaço. (KP)

Receita
Massa de Chocolate com nozes:
5 ovos grandes
1 xícara (chá) de açúcar refinado
½ xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de óleo (milho, canola ou girassol)
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de cacau em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
50 g de Nozes trituradas

Recheio:
2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 latas de creme de leite sem o soro
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
200 g de nozes trituradas
1 xícara (chá) de chantilly de chocolate (depois que o brigadeiro esfriar)

Cobertura:
Chantilly
Nozes trituradas

Modo de preparo

Massa:
Bata no liquidificador os 4 primeiros ingredientes por 3 minutos. Em seguida coloque em uma tigela os ingredientes batidos no liquidificador e misture os ingredientes secos , sendo por último as nozes. Leve para assar em forma de 25 cm de diâmetro untada somente no fundo, ou divida a massa em três aros de 25 cm. Leve ao forno preaquecido a 180º por 25 minutos (se for assar em uma forma só) se colocar em 3 aros assará em 15 minutos em forno preaquecido a 180º ou até que esteja firme ao toque.

Recheio:
Bata no liquidificador os 4 primeiros ingredientes por 1 minuto. Em seguida leve ao fogo baixo e assim que levantar fervura cozinhe por 5 minutos. Retire do fogo e junte o chocolate. Depois que o creme estiver frio junte as nozes e o chantilly. Utilize na montagem.

Montagem:
Divida a massa em três partes.
Faça a montagem na seguinte ordem:
Massa
Regue com a calda de sua preferência
Fina camada de chantilly
Metade do recheio
Massa
Regue com a calda

Fonte: http://briciaayu.wordpress.com/category/chocolate/

Gasto calórico de atividades físicas





 

Gasto calórico dos exercícios

Você malha sempre, faz exercícios de todos os tipos mas não tem idéia de quantas calorias está gastando em seu treino? Agora você pode fazer as contas.

Sem dúvida, uma das dúvidas mais freqüentes das pessoas sobre atividade física é o gasto calórico dos exercícios. Quem quer emagrecer e sabe que para isto é importante gastar mais calorias do que as consumidas, acaba se preocupando muito com o gasto calórico dos exercícios e quer saber exatamente quanto gasta em determinada atividade e quanto consome em determinada refeição.

Realmente é legal ter esta noção, mas este cálculo depende de muitos fatores. O gasto calórico dos exercícios varia de pessoa para pessoa, dependendo do metabolismo de cada um (da genética e biotipo), do tempo e intensidade do exercício. Assim, o gasto calórico numa determinada atividade, difere de uma pessoa de 90 kg e uma pessoa de 50 kg.

Além disso, uma pessoa pode gastar uma quantidade diferente de calorias numa atividade (ex: caminhada), dependendo da intensidade com que faz esta caminhada e do tempo de caminhada.

É essencial fazer a dieta e os exercícios regularmente (6x por semana) para ter um resultado mais rápido e eficiente.

Por isto, o importante é fazer uma dieta balanceada, orientada por um nutricionista, verificar a parte hormonal através de um médico endocrinologista e fazer uma avaliação física para analisar o seu nível de condicionamento físico. Este trabalho deve ser feito em conjunto, assim, estes profissionais irão adaptar o programa mais adequado ao cliente.

Para que você conheça o gasto calórico aproximado de algumas atividades, montamos a tabela abaixo.

Esta tabela é baseada numa pessoa de 60 kg de peso corporal em atividades físicas e cotidianas, num tempo de 30 minutos:

Gasto calórico dos exercícios
Fonte:  http://cyberdiet.terra.com.br/gasto-calorico-dos-exercicios-3-1-2-326.html





 

Risoto de cenoura c/baby beef

 



Risoto (para 4 pessoas):
A primeira coisa que devemos fazer é deixar um canecão do caldo fervendo ao lado da panela que vai ser preparado o risoto. Eu use cerca 1,2L de caldo de legumes que pode ser caseiro ou você dissolve 1 tablete na água fervente.


Refogue 1 cebola pequena na manteiga até ficar transparente. Junte 1 cenoura grande sem casca ralada, 1 e 1/2 xícara de arroz próprio para risoto e 1 concha do caldo, misture bem. Some 1 colher (sopa) de páprica doce,  1 colher (sopa) de curry e 1 colher (sopa) de colorífico. Continue mexendo em fogo médio até a água quase secar, nesse momento adicione mais 1 concha do caldo, e vá repetindo este processo até o arroz ficar macio e cremoso. Ao final você pode adicionar manteiga e parmesão. Corrija o sal.

O baby beef não tem segredo, é um medalhão temperado à sua maneira e selado dos dois lados em fogo bem alto para preservar o suco da carne no interior.

Dicas para emagrecer

Corte 100 calorias por dia e comece a emagrecer!!!

Dicas preciosas para quem precisa emagrecer, e sem grandes renúncias, apenas pequenas  reduções calóricas e trocas saudáveis.
Com 100 calorias diárias a mais você vai ganhar em torno de 4 a 5 quilos em um ano, horrível né, então vamos as dicas:




1. Antes de almoçar, coma uma fruta. Uma pesquisa da Pennsylvania State University, nos Estados Unidos, revelou que quem opta por uma maçã 15 minutos antes de uma refeição chega a economizar até 187 calorias. 

2. Escolha uma sopa de vegetais como entrada. Pesquisadores comprovaram que essa medida reduz o valor calórico do prato seguinte em até 130 calorias. Não valem sopas e caldos ricos em sódio, batata, creme de leite e queijo. 

3. Petisque algo doce e leve. Adora um sorvete com calda? Prefira uma taça pequena de salada de frutas (oito colheres de sopa bem rasas) com uma bola de sorvete light sem açúcar. Você poupa até 240 calorias. 

4. Uma fatia fina (40 g) de um bolo simples de cenoura, fubá e até mesmo chocolate, sem recheio ou cobertura, representa 257 a menos, na comparação com o mesmo pedaço do doce com ingredientes "pecaminosos", como caldas e afins. 

5. Tire o miolo do pão francês e elimine 40 calorias. 

6. Resista ao morango com chantilly. Fique com uma taça com seis unidades acompanhadas de um creme mais leve, como um pote de iogurte de baunilha light. Você diminui as calorias de 390 para 150. Feita a conta, são 240 a menos. 

7. Experimente uma falsa musse para adoçar o paladar. Bata no liquidificador um copo de iogurte desnatado com a mesma quantidade de gelatina diet pronta. Você reduz 210 calorias - a musse verdadeira tem, em média, 300, enquanto a falsa, só 90. 

8. Na hora da pizza, opte por uma fatia de rúcula com tomate seco (262 cal) em vez da de quatro queijos (374 cal). Você poupa 112 cal e ainda ingere mais fibras, o que dá maior saciedade. 

9. Deixe de lado a dupla café com pão de queijo à tarde. Tire o açúcar da bebida e troque o mineirinho por uma fatia de pão integral light com outra, bem fina, de queijo branco na chapa (sem manteiga). A economia é de 60 calorias. 

10. Esqueça o elevador e vá de escada. Cada minuto de subida gasta em média 14 calorias. Ou seja, cinco minutos de exercício fazem sumir 70 delas.A economia é de 139 calorias. Além disso, essa escolha dá muito mais saciedade. 


12. Vá de desnatados. Troque um copo de leite integral pela versão sem gordura -- são 135 calorias contra 70. Economia de 65 calorias. 

13. Beba uma vitamina light em vez de um chocolate frio (leite desnatado com duas colheres de sopa de achocolatado normal), que soma 170 calorias. Prefira bater o leite com quatro morangos. A versão vitaminada soma 110, você economiza 60 e, de quebra, ingere mais nutrientes e fibras. 

14. Levante-se da cadeira. Ao atender o telefone, por exemplo, prefira ficar de pé e ande um pouco. Ficar sentado queima 100 calorias. De pé, são 140 a menos. Logo, se por dia você conseguir ficar o equivalente a uma hora em pé, eliminará 40 calorias a mais. 

15. Enxugue a gordura da pizza, do pastel ou da fritura. Literalmente. Basta usar um guardanapo ou papel toalha e pronto: você reduz de uma colher de chá a uma de sopa de gordura. A poupança é de 40 a 90 calorias. 

16. Coma chocolate. Mas, em vez do Sufflair (50 g/271 calorias), opte por 1 bombom tipo Alpino (70 cal) ou Sonho de Valsa (113 cal). Também é vantajoso substituir uma barra (30 g) com 164 calorias, em média, por uma taça de pudim de chocolate diet ou light sem açúcar. São 114 calorias a menos. 

17. Diga sim aos picolés de frutas. Os de limão (55 cal) e uva (62 cal) são bem magrinhos. Já os sorvetes cremosos, ao contrário, levam seu plano por água abaixo. Cada bola tem aproximadamente 40 calorias a mais. 

18. Tenha uma vida mais ativa e dê uma volta no quarteirão antes de ir para o trabalho ou voltar para casa. Um pequeno passeio de 10 minutos no bairro pode queimar 50 calorias. 

19. Fique com as balinhas do bem. Porque, quando a gente se dá conta, já comeu um monte delas. Para ter uma idéia, uma bala de caramelo ou chocolate contém 40 calorias. Já as light sem açúcar somam apenas 15. Ao ingerir quatro desses regalos mais leves, você economiza 100 calorias. Afinal, eles contam 60, contra 160 presentes na mesma quantidade da versão açucarada. 

20. Emagreça seu lanche. Iogurte light é uma boa pedida - ele é nutritivo e só pesa 100 calorias, em média. Porém, optar pelo iogurte light com suco (cerca de 32 calorias) significa uma boa economia de 68! 

21. Aposente de vez os refrigerantes comuns. Um copo contém 78 calorias. Já o diet/zero, umazinha só. O melhor mesmo, é não tomar nenhum!

22. Fique esperto quando o assunto é bebida alcoólica. Uma dose pequena de vodca (usada na caipirinha, por exemplo) ou whisky contém 240 calorias. Já uma taça de espumante ou uma de vinho apresenta 120. Resultado: 120 a menos. 

23. Adoce, mas com adoçante: uma colher (sopa) de açúcar contém 96 e uma de açúcar mascavo, 93. Já a mesma quantidade de adoçante não passa de uma mísera caloria. No mínimo, você reduz 90 das benditas. 
*Aqui em casa faço suco meio a meio (meio de  adoçante à base de sucralose e meio de açúcar) para toda a família, ninguém percebe, ninguém reclama rsrsrs.
24. Fuja da fritura -- prefira nuggets ou hambúrgueres preparados no forno. Você economiza muitas calorias, uma vez que as frituras podem tripicá-las. 

25. Troque o clássico copo (200 ml) de suco de laranja, que contém aproximadamente 90 calorias, por uma laranjada - suco da fruta misturada com água filtrada. Você economizará pelo menos metade das calorias sem grandes perdas nutricionais.

Fonte: Revista Saúde Abril


Fonte: http://nutricaoculinariaetecidos.blogspot.com.br/

Pizza de carne moída

Prática

Uma opção de refeição rápida! Como complemento, se quiser é só fazer uma saladinha; pros mais famintos, acrescente ao prato uma porção de arroz. (KP)


  • 500 g de carne moída

  • 1 pacote de sopa de cebola (45 g)

  • 2 ovos

  • 1 cebola média picada

  • 2 dentes de alho amassados

  • 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado

  • Sal a gosto(opcional)

  • Pimenta, se desejar

  • 2 colheres (sopa) de farinha de rosca

  • Azeite para untar a fôrma

 

Para a cobertura

  • 300 g de mussarela ralado grosso


  •  

  • 2 tomates sem sementes picados

  • Folhas de manjericão

  • Azeite

  • Sal a gosto

  • Orégano a gosto

  • 3 azeitonas verdes sem caroço cortadas em anéis ou tiras


Misture a carne moída com a sopa de cebola, os ovos, a cebola picada, o alho e o cheiro verde. Acerte o sal, a pimenta, se desejar, a farinha de rosca e amasse bem. Unte uma fôrma para pizza com o óleo. Abra a massa de carne, forrando o fundo da fôrma.

Para alisar a massa, molhe as mãos e apalpe. Leve ao forno quente (200ºC), previamente aquecido, e deixe por 10 minutos mais ou menos. Tire o disco de carne do forno e cubra com o mussarela. À parte, tempere os tomates com o azeite, o manjericão, o orégano e o sal. Espalhe sobre o mussarela mais orégano e as azeitonas. Leve ao forno novamente para derreter o mussarela. Sirva em seguida.






Fome ou Sede ???

Você está com fome ou com sede?








As sensações de fome e sede são geradas no cérebro em um mesmo local, no hipotálamo, por isso é comum pensarmos que estamos com fome, quando na verdade estamos com sede. Cerca de 40% das pessoas confundem sede com fome.
Para os assaltantes de geladeira: a ingestão de 1 copo de água  controla a fome noturno em 100% dos casos.
Fonte: Revista Veja 

Informações relevantes sobre a água
Fonte: G1

O ideal é você não sentir sede, pois quando tem-se a sensação de sede, o organismo já está desidratado, vale lembrar que o ideal  é beber 1 copo de água de hora em hora, para ser mais exata faça o cálculo:
Um adulto normal necessita de 30 ml de água por quilo para manter suas funções orgânicas, exemplo: Eu peso 55 quilos (55 x 30), preciso  de no mínimo 1650ml de água, sem levar em consideração  nível de atividade física, dias quentes nos quais a sudorese (suor) aumenta. Daí a recomendação pelos profissionais da saúde de beber 2 litros de água ao dia.
Eu tinha  dificuldade de beber água, com a correira do dia dia acabava esquecendo, daí montei estratégias para conseguir beber pelo menos 2 litros de água ao dia.
1º Ao acordar beba 200ml de água, pois o organismo passou toda a noite sem água.
2º Toda vez que ir ao banheiro, beba água, assim você repõem o que foi perdido.
3º Se sair de casa leve um a garrafinha de água, durante uma aula ou mesmo quem trabalha em escritórios, deixe uma garrafinha sempre à vista.
A minha dica é: sempre que possível beba água gelada, pois o organismo gasta calorias para deixá-la na temperatura corporal, pouca mais gasta rsrsrs.

Bons motivos para você beber água 

1- Água emagrece
As fibras presentes nas frutas incham em contato com a água, o que dá a sensação de saciedade ao corpo. Isso engana temporariamente o estômago, segurando a fome.

2- Melhora a digestão
A água ajuda a formar enzimas que promovem reações químicas no organismo. Ela também forma o suco gástrico e a saliva, que auxiliam na digestão.

3- Controla a temperatura
Durante os exercícios físicos ou quando faz muito calor, a água liberada pela transpiração reduz a temperatura do corpo.

4- Diminui o inchaço
Quando você está hidratada, o volume de sangue aumenta. As vitaminas e os minerais chegam mais rápido à pele, ao cabelo e às unhas. Com mais água em circulação, o organismo não retém muito sódio, responsável pelo inchaço.

5- Previne a celulite
As toxinas são expulsas do organismo pelo suor e pela urina. Com a ingestão diária de água, a circulação sangüínea melhora e, aliada à eliminação de toxinas, previne o aparecimento da celulite.

6- Melhora a absorção de nutrientesUma boa hidratação garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes (como a glicose e as vitaminas).

7- Reduz infecçõesA água presente no sangue facilita o transporte de minerais como o ferro, que fortalece as defesas do organismo.


No inverno é comum uma menor ingestão de água, então fiquem atentas e montem suas estratégias para que possam beber água em quantidade suficiente.


Fonte: http://nutricaoculinariaetecidos.blogspot.com.br/search/label/Dicas%20de%20nutri%C3%A7%C3%A3o