quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Postura correta no computador

postura_saude_computadorMantenha boa saúde com postura correta no ambiente de trabalho





Essa é uma matéria feita por profissionais de TI, com dicas de  postura em frente a um computador que achei muito útil postar aqui. Todos nós, devemos seguir à risca essas dicas, principalmente aqueles que passam hoooooras no computador e nem se dão conta de como podem estar prejudicando a sua saúde. (KP)


A saúde no ambiente de trabalho não depende somente dos recursos que temos a disposição, mas também de nossa própria atitude com relação a própria saúde (por que será que muitos acreditam que trabalhar e cuidar da saúde ao mesmo tempo são coisas incompatíveis?). Nós, profissionais de TI que na maioria passamos longas horas na frente do computador, temos que dobrar a atenção com relação a esses pontos. Pequenos desconfortos de hoje podem se tornar graves problemas de saúde no futuro e comprometer nossa qualidade de vida. Não vale a pena correr o risco, vale?
Isso sem contar a perda de produtividade, por que como incomoda, desconcentra, quando temos qualquer dorzinha, não? Em determinados projetos, erros decorrentes de falta de concentração podem causar sérios prejuízos financeiros, isso quando não coloca ainda em risco a saúde e vida de terceiros devido a produtos e serviços de má qualidade.








(Preste atenção aos detalhes da imagem acima para melhorar sua postura)
Através da INFO, a especialista Maria Luiza Pereira Gutierrez preparou uma série de dicas importantes nesse sentido, que valem a pena ser observadas. A especialista afima que existem dois conceitos de postura. A elegante, que é dada como correta pela maioria das pessoas e a correta, que depende de diversos aspectos para garantir a saúde do profissional.
Confira as dicas para que ela apresentou para melhorar a postura e a saúde no trabalho:
    • Ao sentar, a pessoa deve posicionar o tronco em uma posição reta em relação ao encosto da cadeira. Os dois pés devem tocar o chão e as pernas não devem estar cruzadas, isso pode criar desajustes na bacia. Pessoas menores podem usar apoios específicos para os pés. Tente não escorregar para a frente da cadeira com o passar do dia.
    • Cadeiras giratórias são ótimas opções. Ela faz com que você gire o corpo todo de uma vez. Cadeiras fixas vão pedir movimentos de apenas algumas partes do corpo, como uma torção na coluna, por exemplo. Isso pode causar atrito entre as vértebras que podem comprimir nervos e desgastá-las, causando hérnias e dores ciáticas.
    • A altura das telas deve estar ajustada ao seu tamanho. O ideal é que os monitores fiquem ajustados horizontalmente em relação ao seu rosto, e centralizado diante dos olhos. A curvatura da região cervical por causa de telas muito baixas, como notebooks em uma mesa por exemplo, pode causar compressão da raiz nervosa, causando hérnias, sensação de fadiga e formigamento dos braços.
    • Posições erradas das articulações, como a dos cotovelos, podem causar problemas na enervação dos braços. Nesse caso específico o ideal é deixá-lo em um ângulo aproximado de 90 graus em relação à mesa, repousando a antebraço para evitar que o ombro tenha que sustentar o braço ao longo do dia.
    • O punho também deve ficar em uma posição neutra, ligeiramente elevado em relação á mesa para criar uma situação ideal para a digitação. Um punho muito reto pode prejudicar a movimentação. O ideal é a utilização do apoiador para deixar a mão confortável.
    • Se você vai mexer em arquivos ou gavetas, lembre-se que é importante dobrar os joelhos e com a coluna bem firme. Evite o esforço de “arredondar” a coluna para frente.
Falar de tecnologia, carreira, etc, é muito bom, mas devemos nos atentar a detalhes com relação a nossa saúde. O corpo não deixa barato, se o mal-tratar, ele vai reagir, mais cedo ou mais tarde. Pense nisso.