terça-feira, 3 de julho de 2012

Bolo de festa

Não tem coragem de fazer um bolo como esse da foto? Experimente, aproveite uma festinha de última hora com convidados mais íntimos e encare esse desafio! Tenho certeza que você vai se surpeender! Na primeira vez, tente um bolo pequeno para não  ficar muito difícil na hora de enfeitar e tente também outras opções de recheios e coberturas. Alguma que você já conhece ou já tenha feito. Essa receita está fácil e o bolo fica lindo, dá pra tentar sem medo.

E quando você fizer o seu, não deixe de tirar uma foto e enviar pra eu mostrar aqui no blog! Combinado? (Katia Penna)     

 

Buquê de Maio | Leite Condensado


Combinação perfeita de recheios cremosos, uma decoração simples mas muito bonita. Enfim, um bolo com muito charme e muito sabor.

Ingredientes:

Pão-de-ló (grande):
- 6 ovos
- 1 pitada de sal
- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 1/2 xícara (chá) de leite morno
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- manteiga para untar a forma
- farinha de trigo para polvilhar

Pão-de-ló (pequeno):
- 4 ovos
- 1 pitada de sal
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de leite morno
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
- manteiga para untar a forma
- farinha de trigo para polvilhar

Creme de Nozes:
- 2 latas de leite condensado
- 2 xícaras (chá) de nozes sem casca (200g)

Creme de Passas:
- 1 lata de leite condensado
- 2 xícaras (chá) de passas brancas
- 4 colheres (sopa) de vinho do Porto

Creme de Chocolate:
- 1 lata de creme de leite
- 1 tablete de chocolate meio amargo
- 1/2 xícara (chá) de amêndoas torradas e moídas (50g)
- 1 colher (sopa) de vinho do Porto

Glacê mármore:
- 4 claras de ovo
- 6 colheres (sopa) de suco de limão
- 2 kg de açúcar de confeiteiro

Glacê para confeitar:
- 2 claras de ovo
- 500g de açúcar de confeiteiro

Decoração:
- 100g de coco ralado
- 250g de confeitos de amêndoa
- 1 metro de papel crepom branco
- 2 metros de fita
- 1 buquê de Buvardia ou Flor de Laranjeira

Modo de Preparo:

1. Pão-de-ló: bata as claras em neve e, sem parar de bater, junte, aos poucos, o sal, as gemas e o açúcar. Acrescente o leite e bata mais um pouco. Em seguida, peneire sobre a massa a farinha com o fermento e misture delicadamente com uma colher de pau.

2. Pão-de-ló grande: despeje a massa numa forma redonda, de 35cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Asse em forno médio (200oC) por aproximadamente 40 minutos. Desenforme ainda morno.

3. Pão-de-ló pequeno: bata a massa do mesmo modo e despeje-a numa forma redonda pequena, de 25cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Asse e desenforme igualmente.

4. Creme de nozes: cozinhe as latas de leite condensado em panela de pressão por 50 minutos. Espere esfriar e junte as nozes, mexendo até formar uma pasta homogênea.

5. Creme de passas: cozinhe a lata de leite condensado em panela de pressão por 50 minutos. Abra a lata somente depois que esfriou completamente e despeje o leite condensado numa vasilha. Misture com as passas e o vinho.

6. Creme de chocolate: leve o creme de leite numa vasilha refratária ao banho-maria, mexendo sempre até que a água ferva. Desligue o fogo e misture o chocolate picado, mexendo até formar um creme homogêneo. Acrescente a amêndoa, o vinho e mexa bem.

7. Glacê de mármore: bata as claras ligeiramente. Junte o suco de limão e, aos poucos, o açúcar de confeiteiro peneirado. Abra porções do glacê com o rolo e cubra o bolo conforme indicam as fotos.

8. Glacê para confeitar: bata as claras em neve firme e junte aos poucos o açúcar de confeiteiro peneirado. Coloque o glacê num saco de confeitar, usando um bico de pitanga.

9. Montagem: desenforme o bolo grande. Corte e recheie com o creme de nozes, cubra com a outra metade do bolo e coloque no centro o creme de passas. Sobreponha este recheio com metade do pão-de-ló pequeno, recheie com o creme de chocolate e coloque a outra camada de bolo por cima. Termine de decorar o bolo seguindo as fotos.

:Buquê de Maio | Leite Condensado

a) Desenforme o bolo ainda morno sobre uma grelha: isto facilita a saída do vapor quente e úmido e ajuda a resfriar a massa mais rapidamente. Passe depois para uma bandeja ou prato de superfície plana e corte ao meio com uma faca serrilhada comprida.

b) Com o auxílio de duas espátulas, separe a metade superior do bolo. Pode-se também colocar uma placa de cartolina entre elas para retirar aquela metade. Deixe-a sobre a grelha enquanto recheia o bolo.

Buquê de Maio | Leite Condensado

c) Cavoque um pouco o centro do bolo para evitar que o recheio escorra e para facilitar a colocação do glacê nas laterais. Reserve os farelos. Querendo, umedeça a massa, antes de rechear o bolo, com um pouco de vinho do Porto ou rum.

d) Recoloque a parte superior da massa sobre o recheio. Coloque uma forma menor sobre o bolo, marque o contorno e coloque, aí no centro, mais uma camada de recheio.

e) Corte o bolo menor ao meio e cloque a parte inferior sobre o recheio. Passe uma nova camada de creme e cubra com a outra metade do bolo. Com os farelos da massa obtidos, quando se cavou o centro do bolo, cubra as laterais de cada camada do recheio para dar um acabamento melhor.

Buquê de Maio | Leite Condensado

f) O glacê mármore deve ter consistência macia e maleável, devendo ser utilizado logo após o preparo para evitar a formacão de crostas duras na superfície. Abra a massa com um rolo. Corte tiras da altura do bolo para cobrir as laterais. Abra a massa com formato arredondado e cubra a superfície.

g) Alise a superfície com uma espátula ,olhada em água ou leite. A partir daí você pode decorar o bolo com glacê em bicos de confeitar, colocar flores de açúcar ou confeitos diversos. Sugerimos salpicar coco ralado na superfície do bolo enquanto o glacê ainda estiver úmido.
Buquê de Maio | Leite Condensado
Dicas:
Para cortar o bolo pela metade: Em vez de utilizar uma faca serrilhada para pão, corte o bolo utilizando uma linha fina e resistente: fio dental ou cordone, por exemplo. Passe o fio por toda a volta do bolo, na altura onde quer cortar. Cruze as extremidades do fio e puxe, devagar e firmemente, até que chegue ao meio.
Fonte: livro “O Doce Brasileiro” do acervo culinário Nestlé


Fonte: http://www.leitecondensado.com/?tag=glace-para-confeitar

Nenhum comentário:

Postar um comentário